sábado, janeiro 08, 2005


Thomaz Urban Stile
Jeanswear: nacional ou importado?

O jeans nacional é conceituado no mundo todo e tem ótimos números de exportação. Mesmo assim, vem disputando o mercado com as grifes internacionais, na grande maioria de origem italiana. Renato Kherlakian, proprietário da Zoomp, que há 30 anos produz jeans, conta como o mercado foi afetado e se posicionou frente à concorrência. Enquanto isso, marcas como a italiana Miss Sixty investem em produção nacional, para baratear os preços.Mesmo com todo esse sucesso lá fora, o jeans nacional vem disputando o mercado com as grifes internacionais, na grande maioria de origem italiana. Depois de desembarcarem por aqui as grifes Diesel, Miss Sixty e Replay, as marcas de jeanswear brasileiro sofreram queda nas vendas. Para Renato Kherlakian, proprietário das marcas Zoomp e Zapping, essa disputa se deve com a entrada de importados no Brasil e, claro, com o acesso à informação. "Nos últimos 10 anos, a concorrência está mais acirrada. As grifes internacionais descobriram que o consumidor brasileiro. Peça essencial desde que foi criada, o jeans se reinventou, reciclou e apostou em novas técnicas nesses últimos anos. São peças desenvolvidas por estilistas, que conferem atenção especial ao design, ao caimento impecável que valoriza o corpo e à variedade de modelos. Há 30 anos, a Zoomp vem investindo em tecnologia, maquinário e qualidade em nível de produção, acabamento e criação. Com essa "guerra", a Zoomp percebeu que o consumidor brasileiro busca novos produtos e novas ações, o que dificulta a fidelização do cliente. "O jeanswear brasileiro não perde em nada para os italianos. A marca nacional perde para o importado apenas no quesito curiosidade. O brasileiro tem a necessidade de experimentar o novo, mas acaba retornando às marcas já fidelizadas em função do valor da peça", conta.É claro que as grifes internacionais são concorrentes diretas. Mas no caso das marcas Zoomp e Zapping, que são conceituadas no mercado, o importante é se manter estável e oferecer estilo, qualidade e produto diferenciado e não modificar o conceito da marca. Para se manter estável no mercado brasileiro, essas grifes internacionais devem ajustar o valor da peça, ou então, buscar o equilíbrio do preço”, alerta Kherlakian.Outro nome que deve ser incluído na lista de marcas brasileiras de jeans é a Volunteer, que procura se estabelecer no mercado nacional no meio-termo entre as grifes nacionais e as importadas. “A Volunteer está atenta à programação visual tanto da peça quanto da marca em si. O jeans tem mais opções de lavagens, aviamentos mais elaborados e o valor adequado ao mercado e à realidade brasileira”, diz Cristiano Frois, proprietário da marca. Além do acabamento super personalizado, o cliente ganha qualidade a preço justo. “O nosso jeans custará em torno de R$ 300 reais, mas com qualidade premium. Adaptamos as características de modelagem e acabamento do jeans importado para produção e preço nacional. É o valor do jeans nacional comum com as qualidades extras das grifes internacionais”, finaliza Frois.By Thomy...2005

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oieee

muito bom o texto
:)

adorei t conhecer
:)

bjussssssssssssssss

desculpa esse comentario pobre
eh q eu to sem inspiraçao
hihihihihi
bjusss, mariana

2:18 PM  

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